Av. Carlos Gomes, 1859, Salas 504 e 505

(51) 3015-5530 ou (51) 3573-0570

8hs às 20hs - Segunda à Sexta

08hs às 18hs - Sábado

  

Serviços

Muitos problemas de saúde surgem porque não estamos bem mentalmente e por isso devemos encarar esta dificuldade com seriedade e menos preconceitos.

O psiquiatra é um médico especialista no diagnostico destes problemas e a escolha do tratamento mais adequado para cada pessoa.

A seleção do tratamento psicofarmacológico por este profissional obedece a critérios rigorosos de forma a promover a resolução eficaz do quatro clinico.

  • Psiquiatria Geral
  • Ansiedade / Pânico/ Fobias
  • Depressão
  • Esquizofrenia
  • Perturbações do comportamento alimentar
  • Entre outros.

A intervenção psicológica especializada propõe o aumento do autoconhecimento, o que promove a possibilidade de alterações no comportamento e a melhoria na adaptação pessoal e social das pessoas.

A psicoterapia especializada beneficia as pessoas no aumento do autoconhecimento.

É um atendimento com a finalidade de tratar comportamentos que dificultam no processo de desenvolvimento e na redução dos conflitos emocionais.

  • Psicoterapia Individual
  • Psicoterapia Infantil
  • Psicoterapia de Casal e Família

O Neuropsicólogo é o profissional da psicologia que estuda as relações existentes entre o cérebro e as manifestações do comportamento humano.

Seu trabalho fundamenta-se na investigação do funcionamento cognitivo e seus déficits. O profissional desta área utiliza métodos de avalição como testes e procedimentos padronizados para compreender funções como: memória, raciocínio, atenção, percepção, linguagem, funções executivas e práxis motoras. O principal objetivo é diagnosticar os efeitos cognitivos e comportamentais causados por uma desordem neurológica. Portanto é fundamental a escolha correta de instrumentos adequados na avaliação neuropsicológica permitindo analisar detalhadamente a relação entre o comportamento do indivíduo e o seu funcionamento cerebral, possibilitando identificar além de algum comprometimento funcional neurológico também as áreas preservadas.

A avaliação neuropsicológica tem por objetivo investigar as funções cognitivas (conhecimentos complexos) e práxicas  (atividade motora fina) dos pacientes, buscando elucidar os distúrbios de atenção, memória e sensopercepção, além de alterações cognitivas específicas como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo e planejamento, bem como seus diagnósticos diferenciais.

Esta atividade é complexa deve ser realizada por profissionais capacitados e treinados na avaliação das “funções nervosas superiores” tendo em vista que utiliza de testes neurológicos e psicológicos específicos, padronizados e validados pelo conselho, sendo realizados em etapas sucessivas, baseados em dados comparativos, segundo o esperado para cada faixa etária, nível socioeconômico e escolaridade.

O tratamento neuropsicológico possibilita a habilitação e ou reabilitação da percepção, atenção, concentração, memória, orientação viso-espacial, entre outras funções.

O objetivo da habilitação e reabilitação neuropsicológica é definir estratégias para adaptação de funções cognitivas afetadas em relação às demandas do ambiente. A reabilitação cognitiva auxilia as pessoas com deficiência mental, epilepsia, traumatismo craniencefálico, síndromes autísticas, tumores cerebrais, paralisia cerebral, etc...

Os programas de reabilitação neuropsicológica podem ser desenvolvidos para a melhoria em dificuldades escolares, acadêmicas entre outras.

A orientação vocacional é um trabalho preventivo cujo objetivo consiste em providenciar os elementos necessários que possibilitem a melhor situação de escolha para cada indivíduo buscando esclarecer a problemática vocacional.

A orientação vocacional pode ser realizada lugar de forma individual ou coletiva (em grupo), uma vez que compreende atividades ligadas tanto à exploração pessoal como à análise da realidade através de informação sobre a oferta académica e as particularidades do mercado do trabalho.

O Coaching é uma metodologia fundamentada em ações estratégicas com prazos e resultados.

Trata-se de uma ferramenta que consiste em oferecer melhoria desenvolvimento pessoal e profissional com objetivo de habilitar: força, confiança, reforço positivo em suas capacidades e habilidades para que transformem adversidades e situações desfavoráveis em motivação para trabalhar com engajamento e foco nas soluções em momentos de crise, no alcance de metas e objetivos definidos.

 

 

Laudos Periciais no âmbito do Trabalho e Família


A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos e músculos.

O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras.

Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolaridade, tabagismo, uso de drogas, etc...

O psicopedagogo é profissional que estuda como as pessoas constroem o conhecimento, buscando decifrar o entendimento no processo de aprendizagem. Seu trabalho contribui para a construção da autonomia e independência do individuo, através da relação de “como eu aprendo” e “como me relaciono com o saber”

 Desta forma a psicopedagogia clinica se propõe a:

  • Identificar e avaliar o que dificulta o processo de aprendizagem;
  • Atuar de maneira a propiciar estratégias e ferramentas psicopedagogicas que possibilitem facilitar o aprendizado estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

O movimento humano é construído em função de um objetivo. Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio dele. Desta forma A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas de desenvolvimento na vida de uma criança.

Por meio das atividades ludicas as crianças criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.

Fonoaudiologia é a ciência da área da Saúde, que atua na promoção, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

O nutricionista é um profissional da área da saúde que estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Trabalha no âmbito da Nutrição Humana e Alimentação, interpretando e compreendendo fatores biológicos, sociais, culturais e políticos para criar soluções que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas em todos os ciclos da vida.